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18 de Março – Melbourne, Austrália
58 voltas
Maior vencedor – Michael Schumacher (4 vitórias)
Detalhes – Melbourne é certamente uma das pistas mais imprevisíveis da temporada, e geralmente zebras costumam ocorrer. Desde Michael Schumacher, entre os GPs de 2000 a 2002, nenhum piloto conseguiu emplacar 3 vitórias seguidas. Com duas vitórias em 2009 e 2010, Jenson Button foi quem chegou mais perto. Provavelmente isso se explica pelo fato de a temporada estar apenas no começo quando o GP ocorre, e muitas equipes ainda passam por ajustes. Sem falar da condição da pista, pouco usada e instalada em um parque (Albert Park), o que a torna pouco acessível a informações das equipes.
58 voltas
Maior vencedor – Michael Schumacher (4 vitórias)
Detalhes – Melbourne é certamente uma das pistas mais imprevisíveis da temporada, e geralmente zebras costumam ocorrer. Desde Michael Schumacher, entre os GPs de 2000 a 2002, nenhum piloto conseguiu emplacar 3 vitórias seguidas. Com duas vitórias em 2009 e 2010, Jenson Button foi quem chegou mais perto. Provavelmente isso se explica pelo fato de a temporada estar apenas no começo quando o GP ocorre, e muitas equipes ainda passam por ajustes. Sem falar da condição da pista, pouco usada e instalada em um parque (Albert Park), o que a torna pouco acessível a informações das equipes.
25 de Março – Sepang, Malásia
56 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (3 vitórias)
Detalhes – Sepang receberá o primeiro grande evento depois do falecimento de Marco Simoncelli na prova da MotoGP do ano passado sem grandes novidades. O autódromo, um dos primeiros projetos de Hermann Tilke, permanece inalterado e ainda atrai muitos desafios para os pilotos, principalmente pela condição do tempo, que pode variar muito por conta do grande calor e a possibilidade de tempestades durante a corrida. Vettel tem dominado a corrida nos últimos 2 anos. Será ele capaz de manter o ritmo este ano?
56 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (3 vitórias)
Detalhes – Sepang receberá o primeiro grande evento depois do falecimento de Marco Simoncelli na prova da MotoGP do ano passado sem grandes novidades. O autódromo, um dos primeiros projetos de Hermann Tilke, permanece inalterado e ainda atrai muitos desafios para os pilotos, principalmente pela condição do tempo, que pode variar muito por conta do grande calor e a possibilidade de tempestades durante a corrida. Vettel tem dominado a corrida nos últimos 2 anos. Será ele capaz de manter o ritmo este ano?
15 de Abril – Xangai, China
56 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (3 vitórias)
Detalhes – Xangai foi um desafio para os novos compostos Pirelli no ano passado, e a pista chinesa sempre proporciona boas disputas com sua grande reta oposta, além da sua combinação desafiadora entre as curvas de alta e baixa. Seu maior problema tem sido o público, muito baixo em comparação com o tamanho das arquibancadas. Hamilton é o único piloto que tem 2 vitórias, graças à sua conquista no ano passado em bela disputa com Vettel. Além disso, é uma pista que atrai os campeões: todos os 6 pilotos que tem título na categoria e que estarão no grid este ano já venceram lá.
56 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (3 vitórias)
Detalhes – Xangai foi um desafio para os novos compostos Pirelli no ano passado, e a pista chinesa sempre proporciona boas disputas com sua grande reta oposta, além da sua combinação desafiadora entre as curvas de alta e baixa. Seu maior problema tem sido o público, muito baixo em comparação com o tamanho das arquibancadas. Hamilton é o único piloto que tem 2 vitórias, graças à sua conquista no ano passado em bela disputa com Vettel. Além disso, é uma pista que atrai os campeões: todos os 6 pilotos que tem título na categoria e que estarão no grid este ano já venceram lá.
22 de Abril – Sahkir, Barein
49 voltas
Maiores vencedores – Fernando Alonso (3 vitórias)
Detalhes – A pista barenita não é nenhum mistério para as equipes de Fórmula 1, que a utilizavam para testes coletivos em um passado recente. Porém, está fechada desde 2010 quando mudou sua configuração, que estendia o circuito em quase 1 Km com curvas de baixa velocidade. Este layout não foi bem aceito e a corrida seria feita em sua versão tradicional, usada desde 2004. Porém, no ano passado, a prova não ocorreu devido aos distúrbios no país, reflexos da primavera árabe. Ainda existe a possibilidade da não realização do evento este ano, mas a pressão é menor que a exercida em 2011. A Ferrari conhece bem a pista e seus pilotos juntam 5 vitórias, com Alonso conquistando suas 2 primeiras ainda na Renault.
49 voltas
Maiores vencedores – Fernando Alonso (3 vitórias)
Detalhes – A pista barenita não é nenhum mistério para as equipes de Fórmula 1, que a utilizavam para testes coletivos em um passado recente. Porém, está fechada desde 2010 quando mudou sua configuração, que estendia o circuito em quase 1 Km com curvas de baixa velocidade. Este layout não foi bem aceito e a corrida seria feita em sua versão tradicional, usada desde 2004. Porém, no ano passado, a prova não ocorreu devido aos distúrbios no país, reflexos da primavera árabe. Ainda existe a possibilidade da não realização do evento este ano, mas a pressão é menor que a exercida em 2011. A Ferrari conhece bem a pista e seus pilotos juntam 5 vitórias, com Alonso conquistando suas 2 primeiras ainda na Renault.
13 de Maio – Catalunha, Espanha
66 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (6 vitórias)
Detalhes – A pista mais conhecida de todas da categoria, onde nada de anormal acontece. Nem o tempo ajuda, sempre com provas ensolaradas e muita tranquilidade. Normalmente, que tem o “melhor carro” vence sem muita dificuldade. Foi assim com Mark Webber e Sebastian Vettel nos últimos anos. Podem apostar: serão 16 curvas e 66 voltas de muito tédio. Mas desejamos perder esta aposta, sempre…
66 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (6 vitórias)
Detalhes – A pista mais conhecida de todas da categoria, onde nada de anormal acontece. Nem o tempo ajuda, sempre com provas ensolaradas e muita tranquilidade. Normalmente, que tem o “melhor carro” vence sem muita dificuldade. Foi assim com Mark Webber e Sebastian Vettel nos últimos anos. Podem apostar: serão 16 curvas e 66 voltas de muito tédio. Mas desejamos perder esta aposta, sempre…
27 de Maio – Monte Carlo, Mônaco
78 voltas
Maiores vencedores – Ayrton Senna (6 vitórias)
Detalhes – O curto circuito com um pouco mais de 3 quilômetros pelas estreitas ruas de Mônaco pode ter tradição, charme e glamour de uma época romântica da Fórmula 1, mas ainda rende boas corridas, principalmente por conta das bandeiras amarelas e safety cars, rotineiras no circuito. O principal ponto de ultrapassagem é na saída do túnel, e ali podem acontecer muitas confusões e acidentes, como a batida do ano passado de Sergio Perez, que o deixou fora de duas corridas do campeonato.
78 voltas
Maiores vencedores – Ayrton Senna (6 vitórias)
Detalhes – O curto circuito com um pouco mais de 3 quilômetros pelas estreitas ruas de Mônaco pode ter tradição, charme e glamour de uma época romântica da Fórmula 1, mas ainda rende boas corridas, principalmente por conta das bandeiras amarelas e safety cars, rotineiras no circuito. O principal ponto de ultrapassagem é na saída do túnel, e ali podem acontecer muitas confusões e acidentes, como a batida do ano passado de Sergio Perez, que o deixou fora de duas corridas do campeonato.
10 de Junho – Montreal, Canadá
70 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (7 vitórias)
Detalhes – A pista preferida do heptacampeão Schumacher é talvez a mais imprevisível da temporada, seja pela questão meteorológica, seja pelo desgaste dos pneus ou mesmo pelos muros próximos e as inevitáveis entradas do safety car. É no Canadá onde tem se realizado as provas mais fantásticas no últimos anos, mesmo se tratando de um circuito de média velocidade. Para 2012, também é impossível dizer o que vai acontecer. Alguém arrisca?
70 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (7 vitórias)
Detalhes – A pista preferida do heptacampeão Schumacher é talvez a mais imprevisível da temporada, seja pela questão meteorológica, seja pelo desgaste dos pneus ou mesmo pelos muros próximos e as inevitáveis entradas do safety car. É no Canadá onde tem se realizado as provas mais fantásticas no últimos anos, mesmo se tratando de um circuito de média velocidade. Para 2012, também é impossível dizer o que vai acontecer. Alguém arrisca?
24 de Junho – Valência, Espanha
57 voltas
Maiores vencedores – Sebastian Vettel (2 vitórias)
Detalhes – Com apenas 4 provas realizadas em Valência, o Grande Prêmio da Europa não empolgou. Provas muito fracas e uma pista sem grandes desafios. Mesmo sendo um circuito de rua, o layout projetado por Tilke permite que um carro saia da pista e continue em plena aceleração, além de não ter grandes pontos de ultrapassagem. Com média horária alta, também não se espera grande mudança nos resultados, com claro favorecimento para os carros que andaram bem em Barcelona.
57 voltas
Maiores vencedores – Sebastian Vettel (2 vitórias)
Detalhes – Com apenas 4 provas realizadas em Valência, o Grande Prêmio da Europa não empolgou. Provas muito fracas e uma pista sem grandes desafios. Mesmo sendo um circuito de rua, o layout projetado por Tilke permite que um carro saia da pista e continue em plena aceleração, além de não ter grandes pontos de ultrapassagem. Com média horária alta, também não se espera grande mudança nos resultados, com claro favorecimento para os carros que andaram bem em Barcelona.
8 de Julho – Silverstone, Inglaterra
52 voltas
Maiores vencedores – Jim Clark/Allain Prost (5 vitórias)
Detalhes – O novo traçado de Silverstone, que estreou em 2010, aumentou a velocidade média e permite ultrapassagens em 3 pontos diferentes da pista, algo bem raro na atualidade. O consumo de pneus também não parece ser um fator importante neste cenário, que privilegia carros rápidos, mas não tão equilibrados. Por isso, muitas equipes podem aparecer como surpresa por lá.
52 voltas
Maiores vencedores – Jim Clark/Allain Prost (5 vitórias)
Detalhes – O novo traçado de Silverstone, que estreou em 2010, aumentou a velocidade média e permite ultrapassagens em 3 pontos diferentes da pista, algo bem raro na atualidade. O consumo de pneus também não parece ser um fator importante neste cenário, que privilegia carros rápidos, mas não tão equilibrados. Por isso, muitas equipes podem aparecer como surpresa por lá.
22 de Julho – Hockenheim, Alemanha
60 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (4 vitórias)
Detalhes – E Hockenheim está de volta, com sua pista encurtada há 10 anos. Como estava fora do calendário no ano passado, os pneus Pirelli podem ser um fator a ser observado. Com apenas um trecho claro de ultrapassagem, que fica no fim da nova área com a junção da antiga reta oposta da Floresta Negra, as provas tendem a ser menos disputadas do que foram no passado. Entretanto, nenhuma equipe aparece como favorita pelo retrospecto histórico.
60 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (4 vitórias)
Detalhes – E Hockenheim está de volta, com sua pista encurtada há 10 anos. Como estava fora do calendário no ano passado, os pneus Pirelli podem ser um fator a ser observado. Com apenas um trecho claro de ultrapassagem, que fica no fim da nova área com a junção da antiga reta oposta da Floresta Negra, as provas tendem a ser menos disputadas do que foram no passado. Entretanto, nenhuma equipe aparece como favorita pelo retrospecto histórico.
29 de Julho – Hungaroring, Hungria
70 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (4 vitórias)
Detalhes – O circuito mais travado da categoria, em uma passado distante, apresentava provas onde os freios eram os maiores problemas dos carros de F1. Hoje em dia, eles não se tornaram um problema, mas sim conseguem ultrapassar no travado circuito húngaro. Historicamente é casa da McLaren, mas tem Schumacher como maior vencedor e uma característica importante: largar na frente é fundamental para conseguir uma vitória. Será assim este ano?
70 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (4 vitórias)
Detalhes – O circuito mais travado da categoria, em uma passado distante, apresentava provas onde os freios eram os maiores problemas dos carros de F1. Hoje em dia, eles não se tornaram um problema, mas sim conseguem ultrapassar no travado circuito húngaro. Historicamente é casa da McLaren, mas tem Schumacher como maior vencedor e uma característica importante: largar na frente é fundamental para conseguir uma vitória. Será assim este ano?
2 de setembro – Spa-Francorchamps, Bélgica
44 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (6 vitórias)
Detalhes – A pista é ótima para os pilotos e o público que gosta da Fórmula 1, mas pode estar se despendido do calendário para um rodízio com uma etapa francesa, em local a definir. Seria uma grande perda, ainda mais para Kimi Raikkonen, que conseguiu sua última vitória da categoria nesse lugar, e Schumacher, o maior vencedor. Ferrari e McLaren tem a mão quando o quesito são as curvas belgas. Mas sempre existe o fator chuva…
44 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (6 vitórias)
Detalhes – A pista é ótima para os pilotos e o público que gosta da Fórmula 1, mas pode estar se despendido do calendário para um rodízio com uma etapa francesa, em local a definir. Seria uma grande perda, ainda mais para Kimi Raikkonen, que conseguiu sua última vitória da categoria nesse lugar, e Schumacher, o maior vencedor. Ferrari e McLaren tem a mão quando o quesito são as curvas belgas. Mas sempre existe o fator chuva…
9 de setembro – Monza, Itália
53 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (5 vitórias)
Detalhes – A casa da Ferrari, a casa da velocidade. Monza não tem modificações em seu circuito faz muito tempo, o que é bom para os amantes de uma boa corrida. É sempre a prova mais rápida, tanto na média quanto no tempo de duração, o que não a faz dela uma prova sem emoção, pelo contrário. Basta lembrar de pegas memoráveis no final da reta dos boxes ou nas tantas curvas de alta que fazem parte deste circuito.
53 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (5 vitórias)
Detalhes – A casa da Ferrari, a casa da velocidade. Monza não tem modificações em seu circuito faz muito tempo, o que é bom para os amantes de uma boa corrida. É sempre a prova mais rápida, tanto na média quanto no tempo de duração, o que não a faz dela uma prova sem emoção, pelo contrário. Basta lembrar de pegas memoráveis no final da reta dos boxes ou nas tantas curvas de alta que fazem parte deste circuito.
2 de setembro – Marina Bay, Cingapura
61 voltas
Maiores vencedores – Fernando Alonso (2 vitórias)
Detalhes – Cingapura é uma pista curiosa. Não tem grandes pontos de ultrapassagem e é uma prova bastante cansativa para os pilotos, uma vez que são mais de 20 curvas ao longo de 61 voltas. Assim, a corrida quase sempre chega perto das 2 horas de duração e é decidida com base na estratégia de paradas. Além de ser realizada à noite, o que muda um pouco as condições de pilotagem. E quem sabe um dia acontece uma chuva para ver como seria um condição crítica de corrida.
61 voltas
Maiores vencedores – Fernando Alonso (2 vitórias)
Detalhes – Cingapura é uma pista curiosa. Não tem grandes pontos de ultrapassagem e é uma prova bastante cansativa para os pilotos, uma vez que são mais de 20 curvas ao longo de 61 voltas. Assim, a corrida quase sempre chega perto das 2 horas de duração e é decidida com base na estratégia de paradas. Além de ser realizada à noite, o que muda um pouco as condições de pilotagem. E quem sabe um dia acontece uma chuva para ver como seria um condição crítica de corrida.
2 de setembro – Suzuka, Japão
53 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (6 vitórias)
Detalhes – Suzuka é uma pista bastante tradicional, de difícil ultrapassagem, mas um desafio enorme por suas curvas de alta e pelo curto espaço, que não permite erros. Suas características remetem à Spa, sendo assim, não deve ser segredo algum para quem conseguir andar bem na Bélgica, andar bem em terras nipônicas.
53 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (6 vitórias)
Detalhes – Suzuka é uma pista bastante tradicional, de difícil ultrapassagem, mas um desafio enorme por suas curvas de alta e pelo curto espaço, que não permite erros. Suas características remetem à Spa, sendo assim, não deve ser segredo algum para quem conseguir andar bem na Bélgica, andar bem em terras nipônicas.
14 de outubro- Yeongam, Coréia do Sul
55 voltas
Maiores vencedores – Sebastian Vettel/Fernando Alonso (1 vitória)
Detalhes – Problemas estão por trás de tudo que envolve a prova da Coréia do Sul. Com pouca infra para quem chega à região é uma pista pouco usada e que em 2 corridas apresentou uma série de desafios aos pilotos e equipes. Assim como o Barein, é uma prova que corre risco, mas por falta de acerto entre organização e Bernie Ecclestone. E se sair, não vai fazer falta alguma.
55 voltas
Maiores vencedores – Sebastian Vettel/Fernando Alonso (1 vitória)
Detalhes – Problemas estão por trás de tudo que envolve a prova da Coréia do Sul. Com pouca infra para quem chega à região é uma pista pouco usada e que em 2 corridas apresentou uma série de desafios aos pilotos e equipes. Assim como o Barein, é uma prova que corre risco, mas por falta de acerto entre organização e Bernie Ecclestone. E se sair, não vai fazer falta alguma.
28 de outubro- Buddh, India
60 voltas
Maiores vencedores – Sebastian Vettel
Detalhes – A prova, que estreou no ano passado cheia de expectativa, mostrou pouco perto do que se falava. Uma pista com média de velocidade menor apenas que a prova de Monza e uma reta de mais de 1 quilometro de extensão, viu um domínio exorbitante de Vettel. Mas é a mesma história de Spa, Monza e Suzuka: que anda bem nestas pistas deverá andar bem aqui.
60 voltas
Maiores vencedores – Sebastian Vettel
Detalhes – A prova, que estreou no ano passado cheia de expectativa, mostrou pouco perto do que se falava. Uma pista com média de velocidade menor apenas que a prova de Monza e uma reta de mais de 1 quilometro de extensão, viu um domínio exorbitante de Vettel. Mas é a mesma história de Spa, Monza e Suzuka: que anda bem nestas pistas deverá andar bem aqui.
4 de novembro – Yas Marina, Abu Dhabi
55 voltas
Maiores vencedores – Sebastian Vettel (2 vitórias)
Detalhes – Na nova ordem da Fórmula 1, Abu Dhabi tem o visual mais fantástico fora da pista, mas um circuito fraquíssimo em disputas. Mesmo sendo de 2009, o circuito já teve reformas previstas em várias de suas curvas, mas que não foram feitas devido a introdução das regras do KERS e DRS no ano passado. Ainda não foi o suficiente para acontecer uma boa prova nesta pista, que paga pelo excesso de curvas de baixa ou projetadas sem pensar na corrida e sim, no que fica mais bonito.
55 voltas
Maiores vencedores – Sebastian Vettel (2 vitórias)
Detalhes – Na nova ordem da Fórmula 1, Abu Dhabi tem o visual mais fantástico fora da pista, mas um circuito fraquíssimo em disputas. Mesmo sendo de 2009, o circuito já teve reformas previstas em várias de suas curvas, mas que não foram feitas devido a introdução das regras do KERS e DRS no ano passado. Ainda não foi o suficiente para acontecer uma boa prova nesta pista, que paga pelo excesso de curvas de baixa ou projetadas sem pensar na corrida e sim, no que fica mais bonito.
18 de novembro – Austin, EUA
Distância a ser anunciada
A grande novidade em circuitos neste ano. Com características dos principais projetos de sucesso de Hermann Tilke (Turquia, China e Índia), a pista dos EUA deve trazer um grande desafio com uma reta de 1 km com grande elevação em subida, trazendo para uma série de 10 curvas de alta até a entrada da reta dos boxes. Tudo isso vai favorecer carros adaptados às provas em pistas de alta velocidade. Será interessante ver o consumo de pneus, uma vez que a região de Austin é bem seca e quente durante o ano todo e isso deve ser fator na estreia na pista.
Distância a ser anunciada
A grande novidade em circuitos neste ano. Com características dos principais projetos de sucesso de Hermann Tilke (Turquia, China e Índia), a pista dos EUA deve trazer um grande desafio com uma reta de 1 km com grande elevação em subida, trazendo para uma série de 10 curvas de alta até a entrada da reta dos boxes. Tudo isso vai favorecer carros adaptados às provas em pistas de alta velocidade. Será interessante ver o consumo de pneus, uma vez que a região de Austin é bem seca e quente durante o ano todo e isso deve ser fator na estreia na pista.
25 de novembro – Interlagos, Brasil
71 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (4 vitórias)
Detalhes – Interlagos encerra a disputa em um traçado bastante conhecido e que não sofrerá alterações para a prova deste ano. A condição meteorológica sempre é uma incógnita, mas não tem mudado muito as forças nos últimos anos, com Ferrari e Red Bull dividindo as vitórias nas últimas 6 corridas. Consumo de pneus não é problema, assim como as ultrapassagens, que ainda são possíveis sem o uso de DRS na saída do S. Para finalizar bem o campeonato.
71 voltas
Maiores vencedores – Michael Schumacher (4 vitórias)
Detalhes – Interlagos encerra a disputa em um traçado bastante conhecido e que não sofrerá alterações para a prova deste ano. A condição meteorológica sempre é uma incógnita, mas não tem mudado muito as forças nos últimos anos, com Ferrari e Red Bull dividindo as vitórias nas últimas 6 corridas. Consumo de pneus não é problema, assim como as ultrapassagens, que ainda são possíveis sem o uso de DRS na saída do S. Para finalizar bem o campeonato.
Fonte web bibliográfica: http://www.velocidade.org/





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