No início dos anos 60, marcou o início da revolução tecnológica da Fórmula 1, com os grandes avanços idealizados por um engenheiro inglês de inesgotável imaginação, Colin Chapman. Como já citado em outro port, da nova suspensão independente ao chassi monobloco com motor integrado. A Lotus da escuderia de Chapman era a nova sensação da Fórmula 1 já que detinha a melhor e maior tecnologia de ponta para a época. Jim Clark, ficou encarregado de pilotar a Lotus e torná-la invencível. Clark é considerado por muitos especialistas até melhor que Juan Manuel Fangio. No final da década, a expansão tecnológica conduzida pelo lendário trio "Chapman/Clark/Lotus" é renovada pela Ford, ao fabricar um novo motor chamado Cosworth. O motor Ford Cosworth viria a dominar todas as competições desde o seu prova do seu lançamento até o início dos anos 80. Ainda nos anos 60, veriamos ainda o surgimento de outro excelente piloto, Jackie Stewart, que conquistou seu primeiro grande título em 1969 e se projetaria em definitivo na década seguinte. Abaixo a foto da Lotus que se consagrou nesta época.
Agora estamos na década de 1970, onde aconteceu outro grande avanço tecnológico e de novo por parte de Colin Chapman, que na década anterior já teria revolucionado a Fórmula 1 com seu modelo da Lotus, mas o novo projeto desta vez era a Lotus 72 reunindo todas as qualidades desenvolvidas nos anos 60. No final da década, Chapman mais uma vez mudaria a visão do mundo das corridas com o carro-asa, otimizando a aderência. Com a velocidade que aumentava a cada temporada, ganha importância o movimento encabeçado por Jackie Stewart em favor da segurança dos carros, dos pilotos e da infra-estrutura dos circuitos e a tecnologia fica um pouco de lado. Nesta década, que consagrou Jackie Stewart, surgem outros dois extraordinários pilotos, Niki Lauda e Emerson Fittipaldi que aparece na foto abaixo dirigindo o modelo Lotus 72.





0 comentários:
Postar um comentário